O que é e qual a função do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

O ligamento cruzado posterior e o ligamento cruzado anterior formam um “X” no interior da articulação e contribuem para evitar que ela saia do lugar ou gire excessivamente. Como os próprios nomes sugerem, o ligamento cruzado anterior fica na parte da frente, e o ligamento cruzado posterior está situado na parte traseira do joelho.

Falando especificamente sobre o ligamento cruzado anterior, ou LCA, essa estrutura conecta a parte posterior do fêmur com a parte anterior da tíbia, evitando que a tíbia deslize para a frente do fêmur. Essa é uma estrutura que trabalha em conjunto com outros componentes do joelho.

Juntamente com o ligamento cruzado posterior, o LCA controla o deslocamento anterior e posterior da tíbia em relação ao fêmur. Em colaboração com os ligamentos colaterais e com os meniscos, o LCA favorece a estabilidade do joelho como um todo.

A principal função do LCA é garantir a estabilidade rotacional ao joelho, especialmente nos movimentos que envolvem girar a articulação, e também na aceleração e desaceleração das pernas durante corridas.

Quando o joelho é esticado, o LCA ajuda o joelho a girar o fêmur para a parte de fora. O ligamento contribui ainda para preservar outras estruturas internas, como cartilagem e meniscos. O ligamento cruzado anterior é essencial para a movimentação do joelho, tanto nas tarefas de rotina quanto nas atividades esportivas.

Durante o dia a dia, o LCA é exigido, por exemplo, ao sair do carro, quando o pé é colocado no chão e o corpo é rotacionado sobre o joelho. Já nos esportes, a estabilidade garantida pelo ligamento cruzado anterior é colocada a prova nos movimentos de rotação e que envolvem mudanças bruscas de direção, comuns em esportes como futebol e basquete.

×